domingo, 31 de maio de 2009

tratamento contra malária

atualmente há varios medicamentos capazes de cuminar o plasmódio do sangue.
novas drogas terapéuticas tem sido usadas com sucesso no tratamento da malária.
drogas antimaláricas devem ser ingeridas preventivamente,sob rigorosa orientação médica por pessoas que visitam regiões com alta incidencia da doença.
aluna:angela rodrigues

sexta-feira, 29 de maio de 2009

habitat dos protozoários

"os protozoários vivem isolados ou formando colônias,nos mais variados tipos de habitat,tendo vida livre ou associando-se a outros orgânismos .alguns se comportam como simples comensais,isto é,sem causar danos se alojam no orgânismos hospedeiro,nutrindo-se de seus restos alimentares."
aluno:clebson da silva

habitat dos protozoários

"os protozoários são encontrados em lugares úmidos ,em água doce,salobra ou salgada,no solo ou em matéria orgânica em deconposição,e até no interior de outros protistas"
aluna :jéssica avelino n°19

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Doenças causadas por protozoários

AMEBÍASE OU DISENTERIA AMEBIANA
Amebia é causada pelo rizópode parasita entamoeba histolytica (intameba).a pessoa adquire essa parasitose ao ingerir cistos de entameba presentes na água ou em alimentos contaminados com fezes de pessoas doentes.
Causa da doença
A causa da amebíase se dá pela infecção de protozoário (Entamoeba histolytica), que pode se beneficiar de seu hospedeiro sem causar benefício ou prejuízo, ou ainda, agir de forma invasora. Neste caso, a doença pode se manifestar dentro do intestino ou fora dele.
Sitomas
Seus principais sintomas são desconforto abdominal, que pode variar de leve a moderado, sangue nas fezes, forte diarréia acompanhada de sangue ou mucóide, além de febre e calafrios.Nos casos mais graves, a forma trofozoítica do protozoário pode se espalhar pelo sistema circulatório e, com isso, afetar o fígado, pulmões ou cérebro. O diagnóstico breve nestes casos é muitíssimo importante, uma vez que, este quadro clínico, pode levar o paciente a morte.
Transmissão
A amebíase é transmitida ao homem através do consumo de alimentos ou água contaminados por fezes com cistos amebianos, falta de higiene domiciliar e, também, através da manipulação de alimentos por portadores desse protozoário.Uma vez dentro do organismo de seu hospedeiro, neste caso, o homem, seu período de incubação pode variar de dias a anos, contudo, de forma geral, pode-se atribuir um período comum de duas a quatro semanas.
Diagnóstico
Seu diagnóstico mais comum se dá pela presença de trozoítos ou cistos do parasita nas fezes, mas também pode ocorrer através de endoscopia ou proctoscopia, através da análise de abcessos ou cortes de tecido, etc. Quando não tratada, esta doença pode durar anos.
Prevenção
Como na maioria das doenças, a melhor medida ainda é a prevenção, neste caso, a prevenção se dá através de medidas higiênicas mais rigorosas junto às pessoas que manipulam alimentos, saneamento básico, não consumir água de fonte duvidosa, higienizar bem verduras, frutas e legumes antes de consumi-los, lavar bem as mãos antes de manipular qualquer tipo de alimento, e, principalmente após utilizar o banheiro.
ALUNA: Carmélia Francisca de lima